Tendo como objetivo principal demonstrar a relação entre a revolução de 1965 e a conformação do espaço urbano na cidade de Santo Domingo, dois objetivos específicos podem ser destacados:
- Evidenciar a forma pela qual políticas de urbanização, como a criação de conjuntos habitacionais, viadutos e avenidas de grande porte, ao se inspirarem em traçados utilizados durante a revolução, produzem lógicas excludentes;
- Explorar espaços e lugares dos antigos bairros da revolução cuja importância para a luta de 1965 persiste, apesar das interrupções na paisagem, desafiando a política de esvaziamento de sentido dos locais revolucionários.
O principal achado da pesquisa foi encontrar a partir das anotações do caderno de campo, a centralidade da avenida 27 de febrero, para os desdobramentos do período autoritário no rescaldo da revolução. Inaugurada em 1971, ela fez parte do programa de desenvolvimento e grandes obras do presidente Joaquín Balaguer. Abaixo vocês verão algumas das imagens produzidas e encontradas durante a pesquisa. Notem o traçado da avenida. Ele reproduz o “corredor norte-americano” criado após a operação blue chip (no mapa em preto e branco). Na sequência, o mapa contemporâneo da cidade mostra a relação de “divisor” que a avenida produz com a região da Zona Colonial de Santo Domingo. O último mapa mostra uma sobreposição com indicativos de caminhos feitos (em azul e verde) pelos ex-combatentes da revolução, membros da FUSHA.





