Site da pesquisa Espaço e Revolução na cidade Santo Domingo: Cronotopos da guerra de 1965

Objetivos do projeto

Tendo como objetivo principal demonstrar a relação entre a revolução de 1965 e a conformação do espaço urbano na cidade de Santo Domingo, dois objetivos específicos podem ser destacados:

  • Evidenciar a forma pela qual políticas de urbanização, como a criação de conjuntos habitacionais, viadutos e avenidas de grande porte, ao se inspirarem em traçados utilizados durante a revolução, produzem lógicas excludentes;
  • Explorar espaços e lugares dos antigos bairros da revolução cuja importância para a luta de 1965 persiste, apesar das interrupções na paisagem, desafiando a política de esvaziamento de sentido dos locais revolucionários.

O principal achado da pesquisa foi encontrar a partir das anotações do caderno de campo, a centralidade da avenida 27 de febrero, para os desdobramentos do período autoritário no rescaldo da revolução. Inaugurada em 1971, ela fez parte do programa de desenvolvimento e grandes obras do presidente Joaquín Balaguer. Abaixo vocês verão algumas das imagens produzidas e encontradas durante a pesquisa. Notem o traçado da avenida. Ele reproduz o “corredor norte-americano” criado após a operação blue chip (no mapa em preto e branco). Na sequência, o mapa contemporâneo da cidade mostra a relação de “divisor” que a avenida produz com a região da Zona Colonial de Santo Domingo. O último mapa mostra uma sobreposição com indicativos de caminhos feitos (em azul e verde) pelos ex-combatentes da revolução, membros da FUSHA.

RAW is a WordPress blog theme design inspired by the Brutalist concepts from the homonymous Architectural movement.

Subscribe to our newsletter and receive our very latest news.

Voltar

Sua mensagem foi enviada

Atenção
Atenção
Atenção!